Voltar
  • 1891659544537J

Num momento em que o online desempenha um papel incontornável, apresentando-se como uma alternativa aos negócios presenciais que todos evitam fazer, apostar numa melhoria da taxa de transformação de leads online é fundamental para garantir os bons resultados dos negócios. Mas não é fácil: a concorrência é muita e cada vez é mais fácil envolver vários profissionais no mesmo processo. Fique com algumas dicas para que no final o cliente o escolha a si.

 

 


1. Melhore o conteúdo
Melhor conteúdo é sinónimo de conteúdo útil, interessante e rigoroso, mas também de conteúdo otimizado em termos de SEO para aparecer destacado nas pesquisas Google.


Colocar-se no papel do cliente que procura casa através da internet é meio caminho andado para ser bem-sucedido. Que tipo de conteúdos precisaria se quisesse comprar casa? Que termos de pesquisa utilizaria para procurar informação? O que o faria escolher um conteúdo em detrimento de outro?


Lembre-se: seja apelativo, apostando em vídeos e boas imagens, seja exigente com o tipo de fontes que utiliza para as informações que publica (tenha apenas por base fontes oficiais) e escreva artigos que gostaria de ler, sendo direto, claro e leve.

 

 

2. Aumente a sua pegada digital, mantendo a qualidade
Mais, neste caso, é mais. Pense que a sua presença em diferentes plataformas são várias portas que abre e pelas quais podem entrar clientes. É a diferença entre ter 1 única loja no país ou estar presente em todos os distritos. Mas tem de ter em conta a sua capacidade para produzir conteúdos relevantes para as diferentes plataformas, porque ter uma conta criada que depois não tem a capacidade de trabalhar, não adianta de muito. Portanto a pergunta tem de fazer é: em quantas plataformas consigo estar com conteúdos de qualidade?

 

 

3. Seja rápido a trabalhar as leads
A areia da ampulheta começa a cair assim que recebe uma lead e a cada segundo que passa sem que tenha respondido a probabilidade de vir a trabalhar com esse cliente reduz drasticamente.


Um profissional que responde rápido é um profissional eficiente, que quer fechar negócio e não há marketing melhor do que esse.

 

 

4. Seja um ouvinte
Há uma ideia feita de que um comercial tem de se vender de imediato e começar a puxar dos galões. Mas pense bem: quando vai comprar algo prefere estar com alguém que ouve e se preocupa com as suas necessidades, ou alguém mais focado em si próprio que passa o tempo a autoelogiar-se?


Pense nas suas leads como um puzzle que quer resolver. Seja um bom ouvinte e recolha o máximo de informação, que tanto pode ser útil para fazer a qualificação, como para criar relação. Imagine que numa conversa o potencial cliente menciona o nome do filho. Se noutra conversa tratar o filho do cliente pelo nome vai passar de forma clara a mensagem de que se importa e está a ouvir, o que é fundamental para um cliente querer trabalhar consigo.

 

 

5. Faça campanhas de retargeting nas redes sociais
Pode criar nas redes sociais anúncios específicos para aparecerem a quem visitou o seu site ou viu um vídeo na sua página de YouTube, sendo uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de não deixar que a pessoa se esqueça de si. Pode fazê-lo tanto no Facebook como no Instagram.

 

 

6. Contactos personalizados
Quando vai trabalhar uma lead, vá munido da informação que tem à partida. Se no 1º contacto o cliente já expõe a sua necessidade, não comece do zero, utilize essa informação como ponto de partida. Evite fazer telefonemas padronizados, ajuste o seu discurso a cada cliente e procure fazer o mesmo com os emails, nem que seja criando vários tipos de emails para diferentes situações, para que no momento só tenha de fazer pequenos ajustes.


Fundamental também é ter um CRM e retirar o máximo potencial dessa ferramenta. Crie alertas para voltar ao contacto com uma antiga lead. Algumas semanas após o último contacto, enviar uma mensagem a saber se o cliente precisa de alguma coisa ou se já encontrou o que procurava, é um gesto simpático que pode reativar um processo parado.

 

Baseado no artigo “9 tips for making online leads 'stick' with you” publicado em inman.com

Partilhe esta notícia nas redes sociais

Notícias relacionadas

  • Melhore os seus perfis em redes sociais
    04 jun 2020
    Melhore os seus perfis em redes sociais
    Ler mais
  • Como lidar com objeções em tempos de pandemia
    28 mai 2020
    Como lidar com objeções em tempos de pandemia
    Ler mais